maio 13 2019 0Comment

Mudar para o interior: entenda os prós e contras para tomar a decisão

Mudar para o interior: entenda os prós e contras para tomar a decisão

Mudar para o interior: Conheça os prós e contras para definir a decisão

Ter uma vida calma e livre dos incômodos de uma grande cidade é o sonho de muita pessoas. No entanto, será que mudar para o interior é mesmo este paraíso? Depende do que você busca para a sua rotina e a de sua família. Se a resposta for maior segurança, maiores espaços de lazer e muito mais tempo para curtir os filhos, seu Local é em um município de menor porte.

Para ajudá-lo a definir esta decisão, elaboramos uma relação com todos os pontos positivos e negativos de residir distante das capitais.

Mudar para o interior – Vantagens

Custo de vida menor

Uma das benefícios de se mudar para o interior é o custo de vida bem menor, principalmente na área de habitação. O valor do metro quadrado das propriedades costuma ser bem mais reduzido quando relacionado aos preços das capitais. O mesmo vale para custos com condomínios, alimentação e colégios para as crianças.

As únicas exceções são as regiões turísticas ou universitárias, que têm preços elevados por conta do fluxo de turistas e visitantes. Por isso, busque por municípios fora destas áreas.

Menos trânsito

Em municípios pequenos, você seguramente não tem problemas com engarrafamentos. Por outro lado, o acesso ao transporte público é muito mais precário, quando existe. O melhor a se fazer é verificar como é a estrutura de trânsito do local escolhido.

Observe o caminho do trabalho até a sua casa, como são as ruas e quais são as alternativas de transporte: carro próprio, bicicleta ou carona com vizinhos. Nunca se esqueça de que estes pontos vão ter impacto direto na logística de sua nova rotina. Portanto, é importante saber de antemão como você se locomoverá dentro da cidade.

Maior segurança

No item segurança, o interior leva vantagem. Crimes comuns nas capitais, como roubos e furtos, são muito mais raros em cidades pequenas. Além disso, tráfico de drogas é menos comum, embora não seja impossível de acontecer. As ruas são tranquilas e a vizinhança normalmente se conhece, o que torna o ambiente ainda muito mais seguro.

Por esta razão, você raramente terá grandes inquietações com a segurança da sua família. Se possuir filhos, ir para o interior é de fato uma vantagem. Será possível criar as crianças em uma atmosfera sossegada e com maior liberdade para ir e vir dos lugares dentro do município.

Menos poluição e muito mais áreas verdes

Em regiões próximas a matas, é comum que você ache uma quantia maior de áreas verdes. Com isso, a poluição do ar também diminui. Por outro lado, se você se mudar para uma região. industrial, talvez a poluição prossiga nos mesmos níveis de uma metrópole.

O que vale, nesse caso, é pesquisar melhor como é a estrutura do município. Portanto, busque saber se há parques, jardins ou outros locais  de área verde para você aproveitar com a família.

Mudar para o interior – Desvantagens

Baixa disponibilidade de trabalho

Se você tem a possibilidade de trabalhar em sistema home office, mudar-se para o interior fica um pouco mais fácil. Você só precisa estruturar um ambiente de trabalho dentro de casa, com acesso à internet, aos materiais e à estrutura necessária para suas atividades.

Se não for o caso, Verifique se a cidade onde você busca morar tem oportunidades na sua área, ou se será necessário procurar um novo negócio ou empreender. Todas as alternativas devem ser consideradas.

Há, ainda, a possibilidade de se mover diariamente do município onde mora para a capital mais perto e vice-versa. regiões como Sorocaba, por exemplo, são alternativas perto de São Paulo — e as obras nas estradas que unem o interior e o litoral à capital tornou o ‘bate e volta’ muito mais rápido e seguro.

Acesso dificultado a serviços

Tenha em mente que, ao se mudar para o interior, você possivelmente perderá acesso a muitas facilidades encontradas nas capitais. Dependendo do município, pode ser que não Localize serviços especializados ou outros itens de que necessite Pondere em todas as situações: caso necessite de um eletricista à noite, pode ser difícil de localizar um.

E, dessa forma, ocorre também com o restante da infraestrutura do local. Municípios com menos de 50 mil habitantes, por exemplo, raramente terão shoppings ou cinemas. O mesmo vale para comercios de grife, empresas conhecidas e restaurantes renomados. Ou seja: mudar-se para o interior também significa desapegar-se do acesso a serviços encontrados nas capitais.

Locais  diferentes de lazer

Ao se mudar para o interior, você provavelmente possuirá muito mais tempo livre para curtir momentos de descontração em família. O problema das regiões menores é que, quando se trata de infraestrutura, os locais  de lazer também são muito mais escassos, dependendo da região e do município para onde você se mudar.

Pode ser que você escolha um local onde não há tantos parques, cinemas ou shoppings, por exemplo, e é necessário levar isso em conta antes de tomar a decisão de se deslocar para o interior.

O lazer nas regiões pequenas está muito muito mais ligado à natureza, às áreas para correr e às atividades que podem ser feitas ao ar livre, ou seja, sem apegos ao passatempo localizado nos grandes centros.

Se você acha que sua família está pronta para viver em um local com menos acesso ao lazer, ótimo. Uma opção é procurar por apartamentos em condomínios com estrutura para atender essa necessidade: piscina, playgrounds etc.

Mudar para o interior  – Bônus: você pode deslocar para o interior e continuar perto das grandes cidades

Se você deseja ir para o interior em busca de qualidade de vida, porém tem medo de ficar distante das diversas oportunidades proporcionadas pelas capitais, uma opção é procurar casa em cidades-satélite.

Normalmente situadas nas regiões metropolitanas dos grandes centros urbanos, elas proporcionam todas as comodidades detectadas no interior, com a vantagem de estarem perto da infraestrutura das capitais.

Mudar para o interior pode proporcionar uma série de melhorias para a rotina: muito mais segurança, muito mais espaços de lazer e muito mais tempo para ficar com os filhos. O fundamental é por na balança os prós e os contras da mudança, compreender o que pesa mais e tomar a decisão levando em conta o que é muito mais importante para a sua vida e a rotina da sua família.

A Zanardi Empreendimentos, é uma empresa localizada na cidade de Pinhalzinho, estamos no ramo imobiliário a mais de vinte anos, com a excelência e experiência de quem entende do assunto nos tornamos uma empresa referencia no ramo, na nossa região.

Somos especializados na venda de lotes em condomínios fechados, com localização privilegiada sejam eles em área urbana ou rural. Garantimos aos nossos clientes a certeza de um bom negocio. Nosso diferencial é o atendimento ao cliente, dispensamos a eles toda a atenção necessária com corretores treinados, para localizar o melhor lote, que atenda as necessidades de cada pessoa. Oferecemos aos nossos clientes financiamento próprio sem burocracia e com as melhores taxas do mercado. Não compre lotes em condomínios fechados, sem antes nos consultar.

Com a Zanardi Empreendimentos, seu sonho é possível!

Mudar para o interior

Write a Reply or Comment