maio 15 2019 0Comment

Propriedade rural, confira dicas importantes na hora de comprar uma.

Propriedade rural, confira dicas importantes na hora de comprar uma.

Propriedade rural

Propriedade rural – A medida de terra no Brasil é muito oscilante dependendo da sua região, essa diferença de proporção vai determinar se você irá comprar fazenda, sítio ou chácara.

Uma Propriedade rural sendo ele chácara, sitio ou fazenda é o sonho de uma vida, Confira aqui embaixo  dicas importantes para que este sonho não se transforme em pesadelo.

Muitas são as cautelas na hora de comprar uma propriedade rural, principalmente se o que estiver em jogo é a fazenda dos sonhos, aquela que é a cara da família. No processo de decisão de aquisição aparecem incertezas em relação à localização, documentação, dentre demais características do imóvel.

Propriedade rural – Agricultura ou Pecuária

A primeira escolha que deve nortear seu pensamento é que tipo de atividade irá desenvolver na sua área, Agricultura? Pecuária? Ambas? Determinadas regiões brasileiras são muito mais dedicadas e adaptadas à uma ou outra atividade, fique atento.

Propriedade rural – Cuidados essenciais

Antes de comprar a fazenda, o futuro dono deve realizar uma visita, para conhecer a terra e analisar se ela possui as características desejadas. Você precisa já ter em mente que tipo de atividades haverá na propriedade, definir se desejam para pecuária, agricultura ou ainda demais atividades. Alguns dos maiores pontos a serem analizados são:

  • Presença de água na propriedade;
  • Distância da cidade mais próxima;
  • Condições das vias de acesso à fazenda;
  • Tipo de solo;
  • Tipo de vegetação;
  • Tipo de clima;
  • Condições das cercas da propriedade;
  • Condições das instalações (sede, corrais, galinheiros…);
  • Se possui eletricidade;
  • Área desmatada e áreas de mata virgem.

Para simplificar todo o processo de negociação e evitar futuros aborrecimentos, aqui vão algumas dicas eficazes que podem produzir a diferença entre um ótimo e um mau negócio.

Propriedade rural – Certidões negativas de débitos

Primeiramente você deve se direcionar ao cartório de registro de imóveis onde o bem está matriculado e solicitar uma certidão de ônus reais. Outro registro importante que você pode tirar é a Certidão Negativa Imóvel Rural que pode ser retirada através do site da Receita Federal. A Certidão Negativa de Débitos (CND) do Imóvel Rural refere-se, exclusivamente, à situação do imóvel que fora  especificado ante a Receita Federal do Brasil, não constituindo prova da ausência de débitos inscritos ou encaminhados para inscrição em dívida ativa da União sob a administração da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Propriedade rural – Licenciamento ambiental e reserva legal

Toda empresa ou atividade que estabelecer algum tipo de impacto no meio ambiente vai precisar se adaptar às normas ambientais, e adaptar sua infraestrutura e processos de trabalho para atender às exigências.

A reserva legal é uma esfera indispensável em toda propriedade rural, que deve ser revestida por vegetação natural e disponível apenas para uso sustentável. Propriedades rurais na Amazônia Legal devem ter 80% do território lançado reserva legal; 35% no Cerrado da Amazônia Legal; 20% em áreas de floresta e demais regiões do país.

Por todos estes elementos analise com atenção o contrato de compra e venda de imóveis rurais antes de finalizar negócio, uma vez que se ele não estiver de acordo com as exigências ambientais, o novo dono precisará responsabilizar-se com os gastos de adequação. Outro fator é analisar se o imóvel já foi multado, uma vez que caso já tenha precedências, o proprietário do local possuirá uma média de quanto vai precisar investir caso não ajuste o seu negócio à regulamentação municipal.

Propriedade rural – Outras dicas importantes antes de comprar uma Fazenda

1 – A princípio analise o estado de conservação da propriedade.

2 – Observe o posicionamento da casa em relação à luz do sol. Quartos que adquirem luz do sol pela manhã, a chamada “face norte”, são muito mais valorizados.

Propriedade rural – Durante e depois da aquisição

1 – É recomendável que o negócio seja feito por uma imobiliária credenciada pelo CRECI. Nada como estar bem assessorado na hora de realizar um negócio.

2 – A entrada deve ser simbólico, apenas para garantir a compra da fazenda.

3 – Ter a documentação correta é a principal arma para garantir a segurança do comprador. Existe uma variedade de documentos que o cliente deve requerer.

4 – De posse de toda documentação, o pagamento pode ser integralizado.

5 – Depois da aquisição da fazenda – A sugestão é única: Por pelo menos por dez anos, para precaver-se de possíveis e inoportunas surpresas, guarde as certidões negativas.

Propriedade rural – Documentos que o cliente deve requerer

Documentos necessários na aquisição da fazenda a serem apresentados através do vendedor da fazenda:

  1. a) Vendedor Pessoa Física (se casado, do casal):
  • Certidão negativa do cartório distribuidor dos protesto de títulos;
  • Certidão negativa do cartório distribuidor – cível;
  • Certidão negativa da Justiça Federal;
  • Certidão Negativa da Receita Federal;
  • Certidão Negativa da Justiça do Trabalho;
  • Certidão negativa de prejuízos (do imóvel em questão);
  • Certidão do inteiro teor (do imóvel em questão);
  • Declaração de quitação de “CONDOMÍNIO” (assinada pelo responsável com firma comprovada e ata que comprove estar capacitado a assinar tal documento);
  • A Certidão negativa da Prefeitura do imóvel em questão;
  • Fotocópia autenticada do CPF;
  • Fotocópia autenticada da Identidade Civil (RG);
  • Fotocópia autenticada da comprovação de residência;
  • O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural -CCIR
  • Os 5 últimos INCRA/ITR ou certidão referente ao propriedade junto a Receita Federal ***
  • Certidão negativa do IAP (Instituto Ambiental do PR) ***
  • Fotocópias autenticadas da Certidão de Casamento ou Certidão Nascimento.

Obs.: As certidões acima pedidas devem necessariamente estarem dentro do período de eficacia quando da concretização do processo de contemplação.

Propriedade rural – Um corretor de imóveis pode auxiliar muito

Outra sugestão não menos importante, busque realizar uma união com um corretor de imóveis especializado. Ele irá te auxiliar a obter informações precisas e poderá se tornar um parceiro não apenas no negócio pretendido mas em demais boas oportunidades do mercado. Lembrando claro que o muito mais seguro é procurar um corretor credenciado. Não vai sair por ai confiando seu investimento em picaretas, atravessadores e oportunistas.

A Zanardi Empreendimentos está aqui para te orientar, fale conosco !

A Zanardi Empreendimentos, é uma empresa localizada na cidade de Pinhalzinho, estamos no ramo imobiliário a mais de vinte anos, com a excelência e experiência de quem entende do assunto nos tornamos uma empresa referencia no ramo, na nossa região.

Somos especializados na venda de lotes em condomínios fechados, com localização privilegiada sejam eles em área urbana ou rural. Garantimos aos nossos clientes a certeza de um bom negocio. Nosso diferencial é o atendimento ao cliente, dispensamos a eles toda a atenção necessária com corretores treinados, para localizar o melhor lote, que atenda as necessidades de cada pessoa. Oferecemos aos nossos clientes financiamento próprio sem burocracia e com as melhores taxas do mercado. Não compre lotes em condomínios fechados, sem antes nos consultar.

Com a Zanardi Empreendimentos, seu sonho é possível!

Propriedade rural

Write a Reply or Comment